Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
Procure por Tags

"Evolução da extremidade NE da Ilha Comprida (SP) e sua relação com variáveis climáticas e ocea


Nesse último fim de semana, de 22 a 24/5, foram iniciadas as atividades de trabalhos de campo na porção nordeste da Ilha Comprida, litoral sul paulista. Foram realizados levantamentos GPS com receptor de alta precisão, objetivando monitoramento da parte emersa da praia arenosa e análises espaciais sobre a dinâmica dessa zona costeira. Existem áreas de erosão marinha, com impacto em edificações, e trechos desse litoral com progradação (engordamento). O propósito é estabelecer referências no terreno para que seja possível comparar cenários e paisagens com épocas futuras, onde se repetirão expedições como essa. Trata-de do projeto de pesquisa "Evolução da extremidade NE da Ilha Comprida (SP) e sua relação com variáveis climáticas e oceanográficas na escala de tempo histórica" com financiamento do CNPq (Chamada Universal 2014), liderado pelo prof. Dr. Carlos Guedes (Geólogo), com colaboração do prof. Gilberto Ribeiro (Eng. Cartógrafo) e da profa. Gyrlene Silva (Meteorologista), todos do Departamento de Ciências do Mar da UNIFESP.

Essas frentes de trabalho estão sendo executadas, e ao mesmo tempo, numa parceria próspera, com pesquisas complementares em andamento na praia da Juréia (Iguape-SP) lideradas pela profa. Milene Fornari e pelo prof. Francisco Buchmann da UNESP/Campus Litoral Paulista. Os resultados serão aos poucos divulgados por meio de matérias informativas na imprensa, na web e em artigos científicos. Alunos do curso de Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, com ênfase em Ciências do Mar são também colaboradores.

Os levantamentos inciais se concentraram em demarcação de feições importantes no terreno que servirão de referência ao monitoramento que se iniciou, com receptor GPS Altus-APS3. Houve na missão o apoio da FINEP/MCT na disponibilização de veículo terrestre UNIFESP para mobilidade da equipe. Aspectos de Geologia, Geomorfologia, Meteorologia e Climatologia são tratados nessa pesquisa, onde as áreas de Cartografia e de Geodésia apresentam instrumentos importantes para possibilitar geração de documentos cartográficos profissionais e precisos, além de relatórios técnicos.

Nº do processo CNPq: 444.836/2014-4.

https://www.unifesp.br/campus/san7/todas-noticias/337-mapeamento-com-gps-na-ilha-comprida

Documentos sobre pesquisas na Ilha Comprida/SP:

- Relatório técnico da Geobras (histórico).

- Slides de trabalho apresentado Congresso da ABEQUA'2015.

- Valo Grande causa danos no litoral de São Paulo - Revista Pesquisa FAPESP.

- Coastline changes and sedimentation related with the opening of an artificial channel - the Valo Grande delta, SE, Brazil.

© 2014 por GILBERTO P. RIBEIRO. Criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now