Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
Procure por Tags

Projeto de pesquisa MAPEAMENTO DIGITAL DE SANTOS E GUARUJÁ/SP A PARTIR DE IMAGENS SENSORIAIS DE SATÉ

O litoral centro de São Paulo (Baixada Santista) possui aspectos do seu meio físico que despertam curiosidade e interesse no campo da pesquisa científica, em especial associados à dinâmica ambiental. Condicionantes ambientais de origem astronômica, climatológica e oceanográfica acabam sendo objetos de investigação, associados aos processos costeiros que lá ocorrem em suas praias arenosas nesse litoral.

A proposta aqui no contexto da UNIFESP (Departamento de Ciências do Mar) é dar oportunidade ao referido aluno do curso de Bacharel em Ciência e Tecnologia do Mar (BICTMar), em executar etapas do mapeamento topográfico, temáticos e 3D, com base em mosaico de fotografias aéreas métricas (ano 2014) disponíveis que cobrem os municípios de Santos/SP e de Guarujá/SP, no ambiente de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), em especial SPRING (Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas) e QuantumGIS.

Serão priorizados os seguintes bairros de Santos/SP: Centro, Vila Mathias, Valongo, Vila Nova, Paquetá e Outeirinhos, uma vez que este projeto tem vínculo colaborativo com o Núcleo de Políticas Públicas Sociais do Campus Baixada Santista da UNIFESP. Representam os setores 1, 2, 3 e 4 da planta cadastral do referido município.

A partir também de dados GNSS (Global Navigation Satelitte Systems), em especial o sistema GPS (Global Positioning System) e de conhecimento do uso de sistemas computacionais especializados para processamento de dados brutos de campo, será possível gerar mapas topográficos e temáticos.

Esta proposta de projeto PIBIC-PIBIT estará vinculada ao Grupo de Pesquisa que lidero no Diretório CNPq: “Análise espacial integrada de ambientes costeiros e oceânicos”, cujo endereço para acessá-lo é:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8521289629361066

O aluno bolsista PIBIT deste projeto é Bruno Lopes Soares, engenharia ambiental da UNIFESP/Baixada Santista.

© 2014 por GILBERTO P. RIBEIRO. Criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now