Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
Procure por Tags

Medições com GPS geodésico em Atafona: novos dados para a pesquisa

Em 04/11/2016 e em 22/01/2017 as medições com receptor geodésico GPS (Altus APS-3) continuam na praia de Atafona, São João da Barra/RJ. As pesquisas iniciadas em 2004 pela UFF e em 2006 pela UERJ continuam, sendo que desde 2016 são lideradas pela UNIFESP, Departamento de Ciências do Mar localizado no campus Baixada Santista em Santos/SP. Em breve novidades por aqui, ou seja, resultados em mapas do progresso do fenômeno que continua em curso na zona costeira de São João da Barra/RJ.

O projeto conta com a colaboração do aluno do Bacharel em C&T do Mar Henrique Cardoso Köpke de Vasconcellos Machado (UNIFESP) e do prof. M.Sc. Jhonnes Alberto Vaz (UNISANTOS).

Executar pesquisas sobre mapeamento costeiro envolvendo erosão e progradação marinhas requer entender os processos que ocorrem no litoral em séries históricas de dados, com interseções nas áreas de oceanografia, geologia, geomorfologia, meteorologia, geografia e cartografia. E tenho parceiros nessas áreas vinculados a essas pesquisas que desenvolvo no sul de São Paulo (Ilha Comprida) e no norte fluminense (Atafona). Extremos sul e norte da região sudeste brasileira. Em ambos os casos as águas doces de rios interferem nos processos, sempre estão presentes as águas misturadas, com seus murmúrios e segredos...

Créditos: Ubiratan Dias (22/01/2017).

Créditos: Gilberto Pessanha Ribeiro (20/01/2017).

Créditos: Sofia Valdez Ribeiro (21/01/2017).

Créditos: Sofia Valdez Ribeiro (21/01/2017).

Créditos: Sofia Valdez Ribeiro (21/01/2017).

© 2014 por GILBERTO P. RIBEIRO. Criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now