Posts Destacados

Calendário - ações de extensão 2018

17.06.2018

1/5
Please reload

Posts Recentes

11.10.2020

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
Procure por Tags
Please reload

De 2004 a 2017: o complexo deltaico do rio Paraíba do Sul e a dinâmica de suas praias arenosas adjacentes, na porção meridional

October 18, 2017

De 2004 a 2017: o complexo deltaico do rio Paraíba do Sul e a sua dinâmica de costa de suas praias arenosas adjacentes em sua porção meridional.

 

DE 2004 A 2017: O COMPLEXO DELTAICO DO RIO PARAÍBA DO SUL E A DINÂMICA DE SUAS PRAIAS ARENOSAS ADJACENTES, NA PORÇÃO MERIDIONAL


Gilberto Pessanha Ribeiro #1 , Henrique Köphe de Vasconcellos Machado #2, Jhonnes Alberto Vaz #3

Filiação dos Autores:

#1 Laboratório de Tecnologia e Processamento de Imagens – Instituto do Mar – Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.

#2 Bacharel em Ciências e Tecnologias do Mar e Engenharia de Petróleo e Recursos Renováveis - Instituto do Mar – Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.

#3 Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, Universidade Católica de Santos, UNISANTOS.


No norte fluminense desde 2003 são desenvolvidas pesquisas de extensão e de pesquisa dedicadas a processos costeiros nas praias de Atafona, Grussaí e Açu, no município de São João da Barra/RJ. Estudos apontaram que há erosão marinha ativa desde a década de 50 na parte meridional da foz do rio Paraíba do Sul. Este trabalho consiste em apresentar aspectos da evolução do processo erosivo, numa perspectiva de valorizar o monitoramento dos agentes que promovem alteração na configuração espacial da linha de costa. Regime de ventos, clima de ondas, correntes litorâneas, vazão líquida e sólida de origem fluvial, marés astronômicas e meteorológicas são fatores determinantes que promovem a dinâmica localizada no delta do rio. Pesquisas lideradas pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tiverem concentração em uso de geotecnologias no sentido de mapear o efeito de alguns fatores pelo litoral, com marcas expressivas na paisagem dos ambientes costeiros impactados. O complexo deltaico do rio tem sido estudado e investigado, com olhos focados em geomorfologia costeira muito pela implantação do Complexo Industrial e Portuário do Açu, localizado no litoral do município de São João da Barra, distando em direção sul de aproximadamente 25 km de Atafona. A partir do uso de sistema Global Network Satellite Systems foi possível avaliar mudanças no desenho da linha de costa e com suporte de imagens de satélites e fotografias aéreas históricas quantificar trechos de mais alto risco, o que tem contribuído para a gestão urbana e costeira nesse litoral. Aspectos da evolução do regime de ventos e do clima de ondas, e de como o fenômeno se comportou de forma concentrada no período de 2003 a 2009 serão apresentadas, assim como características do meio físico que denunciam em que medida ainda estão em curso os processos costeiros. Com auxílio da configuração espacial da linha de costa a partir de imagens de satélites GeoEye do ano de 2011 e mais outras duas séries históricas analisadas, compreendendo os períodos de 1954 a 2003 e de 2012 a 2017, resultados serão apresentados na forma de mapas temáticos com a indicação de vetores de erosão e progradação nos trechos mais críticos das praias de Atafona, de Grussaí e de Açu. O resumo simples deverá ter no máximo 2000 caracteres; deve ser informativo, expondo os pontos relevantes relacionados com introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusões, sem citações, siglas ou abreviaturas. Palavras-chave: cartografia, praia, processos costeiros. Agradecimentos: FAPERJ, Instituto de Geociências da UFF e Faculdade de Engenharia da UERJ.

 

Trabalho a ser apresentado na próxima semana no evento:

 

http://www.abequa.org.br/xvicongresso/

 

Acesse aqui os slides em sua versão preliminar.

 

 

 

 

 

Please reload

© 2014 por GILBERTO P. RIBEIRO. Criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now