Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
Procure por Tags

Congresso Acadêmico UNIFESP 2018

Congresso Acadêmico UNIFESP 2018.

Trabalhos a serem apresentados:

Sentinelas das Praias: relações socioambientais e resgate da memória social na Praia do Góes - Amanda Santos Rosa Silva, Cristiano Aparecido de Souza e Gilberto Pessanha Ribeiro

Resumo: o projeto de extensão "Sentinelas das praias" foi criado, em 2015, pelo Departamento de Ciências do Mar e inserido no Núcleo de Políticas Públicas Sociais - NPPS, em 2017. Tem por objetivo realizar atividades contínuas e interdisciplinares em algumas praias arenosas dos municípios da Baixada Santista promovendo a relação da Universidade com a Sociedade. A Praia do Góes despertou interesse para investigação do cotidiano, num primeiro momento em 2016, após algumas visitas técnicas de alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar para uso de GPS e, em 2017, surgiram intenções de conhecer e levantar os desdobramentos ao longo do tempo das transformações sócio-espaciais do local. Situada no município de Guarujá - SP, às margens do Canal de Santos, o Góes trata-se de uma pequena praia arenosa cercada por promontórios cobertos de vegetação nativa da Floresta Atlântica, que lhe caracteriza como praia abrigada do mar aberto. A dificuldade de acesso ao Góes, devido sua posição geográfica e relevo, gerou certo isolamento dos moradores à cidade do Guarujá, mas também estreitou relações com o município de Santos pela distância e acesso. O terreno foi, inicialmente, uma vila de pescadores, formada por antigos moradores de Santos e de caiçaras do litoral norte Paulista e, ao longo do tempo, o perfil de moradores foi se alterando e diversificando. Isto deve-se ao desenvolvimento dos municípios da Baixada Santista e a influência da operação do Porto. Mesmo com suas dificuldades e desafios na permanência sua população é atualmente composta por cerca de 200 pessoas habitando 70 casas, segundo os moradores. Dessa forma, no segundo semestre de 2017, foi escolhida a praia do Góes para iniciar um trabalho de identificação dos impactos socioambientais presentes em sua atual comunidade, em face do desenvolvimento do Porto de Santos através da memória social de moradores ou frequentadores da praia. A forma metodológica adotada foi através de visitas de campo com registros e entrevistas com personagens importantes que foram escolhidos para estabelecer um primeiro contato. O resultado gerou narrativas e um relatório, que permitiram analisar parte dos conflitos estabelecidos entre a comunidade, Porto de Santos e Prefeitura de Guarujá.

Poster.

PRODUÇÃO MIDIÁTICA NAS CIÊNCIAS DA TERRA COM ÊNFASE NO MAR - Rafael de Carvalho Marchesin e Gilberto Pessanha Ribeiro

Resumo: Tal projeto consiste no desenvolvimento de atividades acadêmicas de extensão de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, caraterizadas pela produção midiática no suporte às atividades de ensino de ciências da Terra, com ênfase no Mar. São atividades extensionistas envolvendo produção, intercâmbio de informações, visitações técnicas e registros fotográficos acompanhados de filmagens em campo de aspectos morfodinâmicos do nosso planeta, com desdobramentos na geração de material didático marcado pela vivência com fenômenos naturais, antropogênicos e a sociedade local na Ilha Comprida, litoral sul do estado de São Paulo.

Poster.

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO MAPEAMENTO DIGITAL DE ÁGUAS TERRITORIAIS PAULISTAS - Eduardo Ribeiro de Castro Moura, Henrique K. V. Machado e Gilberto Pessanha Ribeiro

Resumo: O presente projeto pretende pesquisar e desenvolver documentos cartográficos, em escalas de 1/500.000 e 1/50.000, referentes ao mapeamento digital associado às águas territoriais com desdobramentos na aplicação de Royalties junto ao estado de São Paulo e seus municípios litorâneos, que são: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape, Ilha Comprida e Cananéia. Visando estabelecer novas diretrizes para a distribuição dos Royalties baseadas na evolução das Leis e decretos que se referem a esse contexto junto com métodos técnico/cientifico de determinação dos limites territoriais municipais e estaduais, pautados na linha de base reta e utilizando os métodos de linhas paralelas e linhas de base reta/ortogonais.

Poster.

Slides.

NÚCLEO DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS/CAFÉ COM POLÍTICA - José Élson da Silva dos Santos

Resumo: É um Programa de Extensão Universitária, criado em novembro de 2010 e proposto por professores de diferentes áreas profissionais da Universidade Federal de São Paulo, no Campus Baixada Santista a partir de relações diretas com a Secretaria de Assistência Social do município de Santos. Trata-se de um Programa multidisciplinar e interprofissional, aberto a todos os cursos deste e de outros campi, que entrelaça o ensino, a pesquisa e a extensão em ações interinstitucionais e intersetoriais ligadas ao tema da gestão, do trabalho, da participação e do controle social nas políticas públicas sociais. Utilizando como estratégia principal a construção de parcerias com as secretarias municipais da Baixada Santista, com movimentos sociais e com conselhos municipais, o Núcleo de Políticas Públicas Sociais (NPPS) agrupa diferentes projetos de extensão e de pesquisa que podem estar voltados tanto para o tema mais amplo da gestão das políticas públicas sociais da Baixada Santista, quanto para as condições específicas de um dado território ou de um serviço público municipal. Atualmente a maior parte de seus projetos se caracteriza por acompanhamento, reflexão e proposição de ações voltadas a serviços, equipamentos e programas da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, com foco na implementação e consolidação do SUAS na cidade de Santos, através de acordo de colaboração mútua firmado com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Santos, SP e a UNIFESP / campus Baixada Santista.

Poster.

© 2014 por GILBERTO P. RIBEIRO. Criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now