Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
Procure por Tags

Projetos de pesquisa PIBIC e PIBITI para 2018 e 2019 sobre Guarujá/SP e Bertioga/SP

Em 2018 e 2019 esses são os projetos PIBIC e PIBITI propostos a desenvolver, com temáticas sobre Guarujá/SP e Bertioga/SP:

PIBIC (Iniciação Científica):

MAPEAMENTO DIGITAL DO PARQUE ESTADUAL DA RESTINGA DE BERTIOGA - PERB - NA PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES FÍSICA E SOCIAL, aluna Evelin Eugênia de Sousa.

Resumo: Essa proposta está apoiada em etapas de pesquisa ainda não vencidas no desenvolvimento do Plano de Manejo do PERB, onde mapeamentos regionais e locais ainda devem ser produzidos e validados, no tema de uso da Terra e cobertura vegetal, e também na indicação da sua zona de amortecimento dessa Unidade de Conservação Ambiental (UCA). Nesse sentido este projeto consiste no planejamento e execução de mapeamento cartográfico digital do Parque Estadual da Restinga de Bertioga – PERB, a partir de dados sensoriais (imagens de satélites, e fotografias aéreas) e dados GNSS, em escala regional e local, assim como retratando aspectos físicos e sociais em áreas também em suas imediações. Serão utilizados drones, receptores GPS Altus Aps-3 e Garmin Map de navegação, além de sistemas computacionais especializados como o SPRING e o QGIS para geração de banco de dados geoespaciais e elaboração de mapas, cartas e plantas topográficas e temáticas. Serão executados também trabalhos de campo para aquisição de dados geoespaciais e de ocupação humana que dêem suporte ao mapeamento digital.Esta proposta tem suporte do projeto de pesquisa “Mapeamento Digital do Parque Estadual da Restinga de Bertioga – PERB” cadastrado na Comissão Técnico Científica (COTEC) do Instituto Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo (Processo nº 260108 – 009.703/2017, SMA/SP). Essa proposta de projeto de pesquisa PIBIC possui desdobramentos e interfaces em atividades de dois projetos de extensão já existentes e em curso, também liderados pelo coordenador dessa proposta pela UNIFESP, a saber: “SENTINELAS DAS PRAIAS” (http://sentinelasdaspraias.wix.com/sentinelasdaspraias) e “PRODUÇÃO MIDIÁTICA NAS CIÊNCIAS DA TERRA COM ÊNFASE NO MAR” (http://gilbertocartografo2.wixsite.com/producaomidiatica).Os resultados esperados são relatórios e documentos cartográficos que contribuam para suporte à gestão do PERB, efetivamente em aspectos de dinâmica costeira, uso da Terra e cobertura vegetal, além da componente social (ocupação humana).

PIBITI (Iniciação Tecnológica e Inovação):

MAPEAMENTO DIGITAL DE AMBIENTES COSTEIROS EM GUARUJÁ/SP, aluna Milena Cristina Stuchi.

Resumo: Essa proposta está apoiada em etapas de pesquisa envolvendo mapeamento digital de ambientes costeiros associados às praias da Enseada, de Pitangueiras e de Astúrias, do município de Guarujá/SP. Consiste no planejamento e execução de mapeamento cartográfico digital a partir de dados sensoriais (imagens de satélites, e fotografias aéreas) e dados GNSS, em escala regional e local. Serão utilizados drones, receptores GPS ALTUS APS-3 e Garmin Map de navegação, além de sistemas computacionais especializados como o SPRING e o QGIS para geração de banco de dados geoespaciais e elaboração de mapas, cartas e plantas topográficas e temáticas. Serão executados também trabalhos de campo para aquisição de dados geoespaciais e de ocupação humana que dêem suporte ao êxito do mapeamento digital.Parte do que será executado nesse projeto de pesquisa PIBITI possui relação direta com aspectos de morfodinâmica de praias arenosas, que é tema comum de outro projeto de pesquisa no qual também participo, coopero e colaboro, denominado “Resposta morfodinâmica de praias do sudeste brasileiro aos efeitos da elevação do nível do mar e eventos meteorológicos-oceanográficos extremos até 2100” – Edital MEC/CAPES Desenvolvimento de Modelagem do Sistema Terrestre, coordenado pela profa. Dra. Celia Regina de Gouveia Souza (Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo e Instituto Geológico da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo). Este projeto tem foco também na praia da Enseada, localizada em Guarujá/SP, objeto desta proposta PIBITI. Essa proposta PIBITI possui desdobramentos e interfaces em atividades de dois projetos de extensão já existentes e em curso, também liderados pelo coordenador dessa proposta pela UNIFESP, a saber: “SENTINELAS DAS PRAIAS” (http://sentinelasdaspraias.wix.com/sentinelasdaspraias) e “PRODUÇÃO MIDIÁTICA NAS CIÊNCIAS DA TERRA COM ÊNFASE NO MAR” (http://gilbertocartografo2.wixsite.com/producaomidiatica).Os resultados esperados são relatórios e documentos cartográficos que contribuam para suporte à gestão ambiental desses ambientes costeiros, efetivamente em aspectos de dinâmica costeira, uso da Terra e cobertura vegetal, além da componente social (ocupação humana), uma vez que se trata de 3 praias urbanizadas.

© 2014 por GILBERTO P. RIBEIRO. Criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now