Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
Procure por Tags

Metadados Geoespaciais Digitais - evento de extensão


Resumo:

Apresentação da especificação de seções formais de dados que compõem metadados geoespaciais digitais, segundo padrões de conteúdo estadunidense (Spatial Data Transfer Standard - SDTS), canadense (Spatial Archive and Interchance Format - SAIF) e europeu (Comité Européen de Normalisation - CEN), além do adotado pelo IBGE, na perspectiva de uso público de dados georreferenciados e seus impactos em projetos técnicos em engenharia e projetos sociais.

A pesquisa consiste no desenvolvimento, apresentação e aplicação de metodologia para análise espacial e temporal apoiada por tecnologias de Geoprocessamento (Sistema de Informação Geográfica – SIG e Sistema de Posicionamento Global – GPS), de forma sistemática e institucional, aplicável à avaliação de processos de fenômenos geográficos, como um requisito para execução de projeto técnico de gerenciamento costeiro em gestão territorial e ambiental. Será apresentada a informação geográfica como propriedade de objeto geográfico e sua representação digital, além de iniciativas recentes de sua padronização visando o intercâmbio entre instituições produtoras/provedoras e usuárias de dados e informações geográficas. Tecnologias da informação geográfica associadas a técnicas de processamento digital de imagens de Sensoriamento Remoto são apresentadas e discutidas. Será apresentado o potencial dos SIG, em especial o sistema SPRING4.1, como tecnologia de Geoprocessamento, assim como do uso de métodos de determinação de coordenadas de estações terrestres por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS). É entendido pelo autor que planejar e ordenar o espaço geográfico exige aplicação de metodologia eficiente, tendo em vista a complexidade da área geográfica no tratamento digital de dados geográficos. Experimentos foram realizados através dessas tecnologias contemporâneas, tendo como foco a temática erosão em Atafona, localizada no município de São João da Barra (RJ), com o propósito de validação das ferramentas e seus conceitos permitindo o encorajamento do seu uso mais extensivo em atividades gerenciais e decisórias por administradores públicos, em processos de ordenamento do espaço geográfico, que têm relação direta com gestão territorial. Resultados relativos à morfologia de feições costeiras foram obtidos e permitiram a análise espaço-temporal do fenômeno erosivo em curso.

Objetivo:

Ampliar conhecimento dos interessados sobre os temas que envolvem TI (banco de dados) e geotecnologias, abrindo discussão técnica e política sobre as possibilidades de acesso e consulta em suporte a projetos em engenharia e sociais.

Os certificados já foram enviados por e-mail.

Slides.

Inscrições (para efeito de emissão de certificados):

http://www.unifesp.br/reitoria/proex/index.php/acoes/cursos-de-extensao-e-eventos/cursos-e-eventos

© 2014 por GILBERTO P. RIBEIRO. Criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now