Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
Procure por Tags

Fazenda Cantagalo, Rio das Ostras/RJ - mapas históricos

MAPEAMENTO HISTÓRICO DA FAZENDA CANTAGALO, RIO DAS OSTRAS/RJ

Gilberto Pessanha Ribeiro

UNIFESP – Campus Baixada Santista

Departamento de Ciências do Mar

Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 144

Encruzilhada, Santos/SP

11070-100

1. Introdução

Avaliação histórica da configuração espacial da "Fazenda Cantagalo", localizada no município de Rio das Ostras (RJ), a partir de cópias impressas de plantas para as seguintes épocas: 1891, 1947, 1954, 2001 e 2002. O propósito é avaliar e garantir geometria dos polígonos contidos nas plantas, sua extração por métodos gráficos e georreferenciamento analítico, adotando padrões cartográficos oficiais, com posterior comparação entre seus traçados ao longo do tempo. Foi utilizado mosaico de ortofotografias aéreas métricas, do ano de 2006, como pano de fundo, e referência espacial oficial do IBGE. Foram calculadas áreas em metros quadrados para cada polígono, assim como o seu perímetro em metros.

2. Metodologia

A partir das plantas impressas foram analisadas suas informações relativas às feições geográficas e também a elementos cartográficos (escala, sistema de projeção e sistema de coordenadas). Foi utilizado dispositivo scanner com resolução de 600 dpi para geração de arquivos digitalizados no formato TIF. Em seguida foi feito o georreferenciamento, de cada planta, a partir de marcos de referência e suas coordenadas UTM expressas em metros, por meio do sistema computacional ArcGIS 9.2 (ESRI).

Foram utilizados os seguintes padrões nacionais de mapeamento para a produção dos documentos cartográficos apresentados nos Anexos:

(i). Sistema geodésico South American Datum-69 (SAD-69);

(ii). Sistema de projeção UTM (Universal Transverse of Mercator);

(iii). Sistema de coordenadas UTM (fuso 24 Sul, com meridiano central de longitude 39° Sul).

Com base nas plantas georreferenciadas observou-se equívocos técnicos contidos nos documentos nos seguintes itens cartográficos:

(a) O fuso de projeção UTM indicado no Decreto, e em todos os documentos consultados tem a indicação de fuso 23 com longitude do meridiano central de 45° Sul. Na verdade o fuso de projeção UTM é o fuso 24 como longitude do meridiano central de 39° Sul, uma vez que a Fazenda Cantagalo se localiza no porção leste do município de Rio das Ostras (RJ), a leste do meridiano de longitude de 42° Sul, que por sua vez é o meridiano limite entre os fusos 24 e 23; e

(b) Deslocamento de, aproximadamente, 500m para sul de toda grade de coordenadas na planta do INCRA do ano de 2001, que por sua vez foi compilada pelo eng. civil Péricles Augusto de Carvalho, perito do juíz, na planta do ano de 2002.

3. Resultados

O georreferenciamento teve como suporte as coordenadas UTM, expressas em metros, da tabela abaixo (relatório elaborado pelo perito do juíz):

Tabela 1: Marcos de referência.

As plantas impressas foram digitalizadas, e em seguida foram extraídos os polígonos nelas contidos, por meio de processo de vetorização manual, com maior rigor possível, uma vez que sabe-se que existem erros de geometria em se tratar de documentos impressos, gerados com base em cópias que contém distorções, comprometendo a exatidão da geometria dos mapas derivados e apresentados nos Anexos 1a, 2a, 3a, 4a e 5a.

4. No processo de elaboração dos mapas da Fazenda Cantagalo foram obedecidas normas e especificações cartográficas, e os resultados obtidos foram:

Fazenda Cantagalo - Relatório Técnico.

© 2014 por GILBERTO P. RIBEIRO. Criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now