Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
Procure por Tags

V Congresso Acadêmico UNIFESP - 2019

Trabalhos acadêmicos de alunos:

Produção em pesquisa:

1- PIBITI - Milena Cristina Stuchi (2018 e 2019) (MAPEAMENTO DIGITAL DE AMBIENTES COSTEIROS EM GUARUJÁ/SP)

Resumo:

O projeto tem como meta a atividade de gerar mapas, cartas e plantas nas dimensões e escalas adequadas, de forma que sirvam de suporte às ações de gestão no âmbito do município de Guarujá ? SP, visto que este possui uma série de prioridades em relação à gestão ambiental. Essas prioridades incluem a manutenção das condições de balneabilidade das praias e a gestão da APA Serra do Guararu. Estas se devem à preocupação com o meio ambiente e também ao município ser muito procurado por turistas e veranistas. O projeto se utiliza de sistemas computacionais como QGIS para o processamento de imagens e a confecção de mapas temáticos em ambiente de laboratório a partir de dados sensoriais (imagens de satélite e fotografias aéreas). Até o momento foram reunidos, organizados e validados materiais necessários para o processamento e prospectadas fontes de informação para embasamento da produção cartográfica, como dados disponíveis do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no Serviço Geológico dos EEUU (USGS) e materiais já disponíveis no acervo do Laboratório Multiusuário de Pesquisa em Tecnologia e Processamento de Imagens do Departamento de Ciências do Mar. O próximo passo do trabalho é a efetiva elaboração dos documentos cartográficos, que é o objetivo principal do projeto e também análises espaciais integradas.

Poster.

Slides.

2- PIBIC - Rafael Alexandre Meira (2018-2019) (MAPEAMENTO DIGITAL DO PARQUE ESTADUAL DA RESTINGA DE BERTIOGA - PERB - NA PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES FÍSICA E SOCIAL)

Resumo:

O Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB) é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral localizada no município de Bertioga-SP, rico em biodiversidade que serve como um corredor biológico interligando os ecossistemas marinho-costeiros, a restinga e a serra do mar. Este projeto tem como objetivo principal realizar o mapeamento cartográfico do PERB com indicação de aspectos do meio físico e social, em sua área interna e imediações/vizinhança. O mapeamento está sendo realizado com o auxílio do software livre QGIS onde estão sendo inseridas fotografias aéreas e imagens de satélite da região de Bertioga-SP, dados da delimitação do PERB, bacias hidrográficas presentes, além de dados sobre a malha municipal, e com isso, gerando mapeamento cartográfico local retratando o tipo de vegetação (floresta de mangue e floresta Atlântica), localização de corpos hídricos, delimitação das três glebas referentes à área de domínio do PERB e áreas urbanas no seu interior e em suas proximidades.

Poster.

Slides.

Produção em extensão:

1- PIBEX - Dayane Batista Melo (2018 e 2019) (SENTINELAS DAS PRAIAS)

Resumo:

Estabelecer a integração, parceria e o desenvolvimento de atividades interdisciplinares em praias arenosas e sobre o seu uso, visando alcançar parte expressiva da sociedade externa à UNIFESP, na perspectiva da dimensão educativa, com suporte em pesquisas aplicadas. Esta proposta de projeto está aberta a novas frentes de trabalho, também relativas a estudos de ocupação humana em assentamentos litorâneos. Em 2018 foram gerados resultados a partir de experiências em Bertioga/SP. Homepage: https://sentinelasdaspraias.wixsite.com/sentinelasdaspraias. A partir de 2018 possui o projeto a especial colaboração e cooperação das arqueólogas e historiadoras Adriana Negreiros Campos e Cristiane Eugênia Amarante, além do historiador Rodrigo Christofoletti (UFJF).

Poster.

Slides.

2- PIBEX - Vitória de Oliveira Silva (2018) (PRODUÇÃO MIDIÁTICA NAS CIÊNCIAS DA TERRA COM ÊNFASE NO MAR)

Resumo:

Tal projeto consiste no desenvolvimento de atividades acadêmicas de extensão de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, caraterizadas pela produção midiática no suporte às atividades de ensino de ciências da Terra, com ênfase no Mar. São atividades extensionistas envolvendo produção, intercâmbio de informações, visitações técnicas e registros fotográficos acompanhados de filmagens em campo de aspectos morfodinâmicos do nosso planeta, com desdobramentos na geração de material didático marcado pela vivência com fenômenos naturais, antropogênicos e a sociedade local na Ilha Comprida, litoral sul do estado de São Paulo, além de litoral centro: ilha Diana em Santos/SP, praia do Góes em Guarujá/SP e foz do rio Itaguaré em Bertioga/SP. Homepage: https://gilbertocartografo2.wixsite.com/producaomidiatica.

Poster.

Slides.

Produção em monitoria:

1- MONITORIA - Isadora D’Andréa Bottecchia (2018) MONITORIA DE PERFURAÇÃO DE POÇOS

Resumo: o projeto "Monitoria de Perfuração" teve como objetivo auxiliar os alunos na aprendizagem do módulo, buscando solucionar diferentes tipos de dificuldades e dúvidas que surgiram a partir do conteúdo ministrado nas aulas e na resolução de exercícios. O projeto foi executado de maneira virtual e presencial, por uma discente bolsista que já cursou a disciplina, no campus Baixada Santista Carvalho de Mendonça.

Poster.

© 2014 por GILBERTO P. RIBEIRO. Criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now